add_theme_support( 'post-thumbnails' ); global $et_theme_image_sizes; $et_theme_image_sizes = array( '400x250' => 'et-pb-post-main-image', '1080x675' => 'et-pb-post-main-image-fullwidth', '400x284' => 'et-pb-portfolio-image', '510x382' => 'et-pb-portfolio-module-image', '1080x9999' => 'et-pb-portfolio-image-single', '400x516' => 'et-pb-gallery-module-image-portrait', '2880x1800' => 'et-pb-post-main-image-fullwidth-large', ); $et_theme_image_sizes = apply_filters( 'et_theme_image_sizes', $et_theme_image_sizes ); $crop = apply_filters( 'et_post_thumbnails_crop', true ); if ( is_array( $et_theme_image_sizes ) ){ foreach ( $et_theme_image_sizes as $image_size_dimensions => $image_size_name ){ $dimensions = explode( 'x', $image_size_dimensions ); if ( in_array( $image_size_name, array( 'et-pb-portfolio-image-single' ) ) ) $crop = false; add_image_size( $image_size_name, $dimensions[0], $dimensions[1], $crop ); $crop = apply_filters( 'et_post_thumbnails_crop', true ); } } De início, o início | Instituto IBMEC

Caríssimo leitor,

cycle-arrows-clipart-1Começo este blog com a pretensão única de acompanhar, semanalmente, os destaques do amplo e cada vez mais imprevisível universo das mídias – impressa, onde reside minha formação clássica como jornalista, e aqui, na digital, ou eletrônica, como preferir, espaço que ouso invadir. Um universo a cada dia mais simbiótico e convergente. Será mesmo?

Diante das inúmeras pautas online que surgem minuto a minuto, a tarefa não será especialmente fácil. Prometo, contudo: ser criterioso (na escolha das notícias), neutro (em relação às críticas; na medida do possível) e, acima de tudo, nada prolixo. Sendo assim, muito bem-vindo e, straight to the point…


Internauta prefere ler o NYT… pelo Facebook!

the-new-york-times-newspaper-photo-print-4Todos os dias, o jornal The New York Times escolhe e faz o post na página do jornal no Facebook de alguns de seus artigos, matérias e entrevistas. São mais de 10 milhões de seguidores, que geram um tráfego crescente – e uma fortuna em publicidade. Hoje, esses leitores leem (muito) mais as notícias do NYT pelo Facebook do que através da própria home page oficial do jornal. E nada disso parece novidade. Novo mesmo é o que descobriu Dan Kopf.

Colunista do Priceonomics, Kopf definiu alguns critérios de pesquisa e cruzou os dados para saber quais os artigos e posts que receberam mais curtidas e compartilhamentos. Pois bem, seis dos dez posts mais acessados estão relacionados à cultura pop, como a cantora Lady Gaga e a série “Game of Thrones”, a temas como Cozinha, Maternidade e Estilo, e também a pautas políticas envolvendo a Índia; nesse caso, provavelmente porque é o país com maior número de usuários do Facebook, atrás apenas dos Estados Unidos.

Essa aparente superficialidade tem preocupado os especialistas em mídias sociais. Eles temem que a “dependência” de tráfego do Facebook poderá levar o NYT e diversos outros jornais, no mundo inteiro, a uma produção cada vez menor de notícias “sérias”. Kopf avalia que essas preocupações são exageradas. Para ele, o Facebook é mais um hub de notícias. Lembra que, no passado, a cobertura de esportes, quadrinhos e anúncios foram usadas para vender exemplares e subvencionar o jornalismo investigativo.

O futuro do financiamento de notícias “sérias”? Só o tempo dirá.

Leia o artigo completo aqui.


Ricardo Largman, jornalista formado pela PUC-RJ em 1982, é crítico de cinema, consultor de Comunicação e assessor de Imprensa do Instituto IBMEC.

Parse error: syntax error, unexpected 'endif' (T_ENDIF) in /var/www/html/ibmec.org.br/web/instituto/wp-content/themes/Divi/sidebar.php on line 17