add_theme_support( 'post-thumbnails' ); global $et_theme_image_sizes; $et_theme_image_sizes = array( '400x250' => 'et-pb-post-main-image', '1080x675' => 'et-pb-post-main-image-fullwidth', '400x284' => 'et-pb-portfolio-image', '510x382' => 'et-pb-portfolio-module-image', '1080x9999' => 'et-pb-portfolio-image-single', '400x516' => 'et-pb-gallery-module-image-portrait', '2880x1800' => 'et-pb-post-main-image-fullwidth-large', ); $et_theme_image_sizes = apply_filters( 'et_theme_image_sizes', $et_theme_image_sizes ); $crop = apply_filters( 'et_post_thumbnails_crop', true ); if ( is_array( $et_theme_image_sizes ) ){ foreach ( $et_theme_image_sizes as $image_size_dimensions => $image_size_name ){ $dimensions = explode( 'x', $image_size_dimensions ); if ( in_array( $image_size_name, array( 'et-pb-portfolio-image-single' ) ) ) $crop = false; add_image_size( $image_size_name, $dimensions[0], $dimensions[1], $crop ); $crop = apply_filters( 'et_post_thumbnails_crop', true ); } } Querem bloquear os “ad blockers” | Instituto IBMEC

Você quer passar suas férias, digamos, na Islândia. Entra na internet, procura algumas dicas no Google, mas interrompe a busca e vai dar comida para o cachorro. Volta cinco minutos depois. Abre o Facebook e – milagre! – surgem na sua tela diversos anúncios de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, restaurantes. Tudo para/da Islândia. Aí você desiste daquela ilha, decide que vai passar as férias em casa, com o cachorro. Entra no Facebook, Google, portais de notícias e, entre um post e outro, o que mais aparece – adivinha! – é propaganda da Islândia.

O que, para alguns, é percebido como uma ajuda, para outros – muitos outros – tudo não passa de propaganda não-autorizada. Contra ela criaram-se, anos atrás, os primeiros “ad blockers”, ou bloqueadores de publicidade. De fato, nada disso é novo. Novidade mesmo é o enorme crescimento do uso dos “ad blockers”: de acordo com a GlobalWebIndex, entre os alemães de 16 a 34 anos, por exemplo, a tecnologia – muitas vezes paga – já é adotada por mais de 40% dos usuários. Recentemente, a Apple e o Google passaram a permitir o download dos “ad blockers” em seus smartphones.

Mas a questão é delicada. Jornais no mundo inteiro, como o americano The New York Times e o alemão Bild, são parcialmente financiados pela publicidade online. Em meio à polêmica global, o primeiro tem solicitado aos seus assinantes para que o coloquem na “lista branca” dos bloqueadores; mais radical, o Bild decidiu simplesmente “bloquear” o acesso dos visitantes que utilizam “ad blockers”. Entre a evidente necessidade de os jornais se financiarem e a inalienável liberdade individual de escolha, a pauta promete render ainda muitas matérias e posts. Com ou sem publicidade.


Ricardo Largman, jornalista formado pela PUC-RJ em 1982, é crítico de cinema, consultor de Comunicação e assessor de Imprensa do Instituto IBMEC.

Parse error: syntax error, unexpected 'endif' (T_ENDIF) in /var/www/html/ibmec.org.br/web/instituto/wp-content/themes/Divi/sidebar.php on line 17