add_theme_support( 'post-thumbnails' ); global $et_theme_image_sizes; $et_theme_image_sizes = array( '400x250' => 'et-pb-post-main-image', '1080x675' => 'et-pb-post-main-image-fullwidth', '400x284' => 'et-pb-portfolio-image', '510x382' => 'et-pb-portfolio-module-image', '1080x9999' => 'et-pb-portfolio-image-single', '400x516' => 'et-pb-gallery-module-image-portrait', '2880x1800' => 'et-pb-post-main-image-fullwidth-large', ); $et_theme_image_sizes = apply_filters( 'et_theme_image_sizes', $et_theme_image_sizes ); $crop = apply_filters( 'et_post_thumbnails_crop', true ); if ( is_array( $et_theme_image_sizes ) ){ foreach ( $et_theme_image_sizes as $image_size_dimensions => $image_size_name ){ $dimensions = explode( 'x', $image_size_dimensions ); if ( in_array( $image_size_name, array( 'et-pb-portfolio-image-single' ) ) ) $crop = false; add_image_size( $image_size_name, $dimensions[0], $dimensions[1], $crop ); $crop = apply_filters( 'et_post_thumbnails_crop', true ); } } I Fórum IBMEC de Agronegócio, Infraestrutura, Integração e Mercado de Capitais | Instituto IBMEC

No dia 1º de setembro de 2016, o I Fórum IBMEC de Agronegócio, Infraestrutura, Integração e Mercado de Capitais promoveu um debate sobre o momento atual e as perspectivas de curto e médio prazos desses setores que resistem à crise profunda em que se encontra a economia brasileira. A visão de líderes empresariais e do poder público indicaram a saída para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, à luz do Mercado de Capitais. Um elenco de medidas passaram a fazer parte da agenda de curto prazo do Instituto IBMEC com o propósito de contribuir para a transformação da realidade do País. Modernos mecanismos de financiamento das atividades produtivas foram apresentados visando à integração do produtor rural com as atividades industriais e a expansão dos diferentes modais com foco na eficiência dos fatores de produção e na competitividade do setor para o qual o País nasceu vocacionado.

Apesar da crise no País dos últimos anos, o agronegócio e o comércio internacional brasileiros mantêm um crescimento sólido e contínuo. O nosso agrobusiness é considerado pelos analistas como um “oásis” em meio à desaceleração econômica, um “colecionador” de grandes números. Recordes sucessivos de produção são batidos – o crescimento da produção de grãos superior a 70% de 2003 a 2015 transformou o Brasil no principal exportador mundial de soja. Esse é apenas um exemplo ao qual se somam a expansão da pecuária, aves, suínos, citros e celulose, sejam como produtos primários, mas também industrializados. Parte desse avanço se deve a significativos investimentos em tecnologia pela iniciativa privada, além da reconhecida atuação da Embrapa em pesquisa e desenvolvimento.

Contudo, a realidade de 2016 mostra no lado da infraestrutura logística uma face diferente. São inúmeros e complexos os gargalos que destroem o valor criado na agricultura e na indústria e reduzem a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados interno e internacional. Para projetos estruturados, o “project & corporate finance”, é o mercado de capitais quem traz a solução para a infraestrutura logística. O interesse de investidores individuais e institucionais, nacionais e estrangeiros, existe. Instituições multilaterais de crédito são igualmente parceiras para o financiamento de longo prazo, a exemplo do que já ocorre em larga escala em diferentes países. Segurança jurídica, transparência e liberdade tarifária, além de um mercado secundário para títulos e valores mobiliários, trarão de volta os investidores e, com eles, a retomada dos investimentos privados e dos empregos.

APRESENTAÇÕES DOS PALESTRANTES

Abertura

Painel 1: Pesquisa, Produtividade e Geração de Riqueza

Painel 2: Logística de Escoamento: Rodovias, Ferrovias e Terminais Portuários

Painel 3: Regulação e Formas de Financiamento de Projetos Logísticos

Painel 4: Armazenagem e custo de capital e de logística

Painel 5: Desafios e Propostas


Parse error: syntax error, unexpected 'endif' (T_ENDIF) in /var/www/html/ibmec.org.br/web/instituto/wp-content/themes/Divi/sidebar.php on line 17